Página do Participante ENEM 2022: Como Acessar? (enem.inep.gov.br)

A página do participante ENEM 2022 é o local pelo qual o estudante pode ter acesso à todas as informações necessárias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Por meio do portal, o aluno consegue acessar o edital, as regras e o conteúdo programático. Para mais dicas sobre a página do participante ENEM 2022, continue a leitura abaixo!

página do participante ENEM 2022
Página do participante ENEM 2022

ENEM 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal meio de acesso às universidades e funciona como sendo o principal vestibular do país.

Através da realização das provas e inscrições ENEM 2022 em programas de acesso aos institutos, os estudantes podem ser aprovados em universidades públicas e privadas.

As provas do ENEM 2022 contam com 180 questões e uma redação dissertativa-argumentativa com a presença de uma situação-problema.

No total são dois dias para a realização das provas. Antes consecutivos,  atualmente as datas da prova se distanciam em um prazo de uma semana, modificação existente desde o ano de 2020.

A intenção para a realização e criação das provas também mudou. Isso porque o ENEM 2022 foi iniciado com o intuito de analisar o índice educacional de alunos do nível médio e avaliar o aprendizado e a didática das escolas do país.

O ENEM é ofertado para alunos deficientes e pessoas que estão em regime criminal.

Por acreditar na educação como elemento transformador, inclusive para a redução da reincidência criminal e da exclusão social, o Inep realiza, anualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, mais conhecido como Enem PPL.

Fonte: Portal Governo Federal

Porém, em 2008, as provas ampliaram as funções e o estudante teve a possibilidade de ingressar no ensino superior através das notas do ENEM. Após a realização e o resultado do exame, o aluno precisa se inscrever no SISU, PROUNI ou FIES.

ENEM Digital 2022


Onde e como usar a nota do ENEM 2022?

Cada programa funciona com regras próprias e para públicos específicos. O Sistema de Seleção Unificada, o SISU 2022, é direcionado aos alunos que desejam ingressar nas instituições públicas.

Neste programa, a inserção pode ser feita por meio de cotas ou vagas gerais. Além disso, as notas de corte variam a depender do curso escolhido.

As notas de corte são as menores pontuações dos inscritos no programa naquele ano. O PROUNI 2022 é para as universidades privadas e garante bolsas integrais ou parciais.

Por sua vez, o FIES 2022 é um Financiamento Estudantil no qual permite o aluno quitar a dívida após o término do curso.

Cada banco contém as regras próprias e o percentual do financiamento depende da análise de renda e da documentação apresentada em cada inscrição.


Página do participante ENEM 2022

A página do participante ENEM 2022 é o portal oficial do exame e é disponibilizado pelo INEP. Por meio do site, o aluno pode realizar a matrícula através de um questionário orientado por um atendente virtual.

No momento de inscrição, o estudante precisa inserir as informações e efetuar um cadastro.

O login é realizado pelo portal oficial do Governo Federal. Sendo assim, o internauta é redirecionado ao portal e retorna após o cadastro ter sido efetuado.

Através da página do participante ENEM 2022, o aluno consegue dados sobre o cronograma ENEM 2022 de provas, inscrição, gabarito e cadastro dos programas para inserção nas universidades.

Além disso, orientações e tutoriais são liberados. O site garante acessibilidade aos alunos surdos. Portanto, os tutoriais e as instruções são disponibilizadas na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Dependendo do caso, o estudante poderá realizar a prova presencial, ou ser um dos selecionados para fazer a prova do ENEM Digital 2022.


Como acessar o site do Inep

A página do participante ENEM 2022 tem um portal próprio. Para acessar essas e mais informações, basta seguir as instruções abaixo:

  • Acessar o site oficial aqui;
  • Realizar o cadastro do Governo Federal;
  • Inserir um login e uma senha.

Pronto! Feito isso, está liberado o acesso e as novidades da página do participante ENEM 2022. Para mais informações, continue acompanhando a página.

https://www.youtube.com/watch?v=96m069GtL-M

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Página do Participante ENEM 2022: Como Acessar? (enem.inep.gov.br)

Roberta Guedes
Especialista na produção de conteúdo voltado para a internet desde 2020, atua como redatora para o portal ENEM 2022 Digital, sempre trazendo informações atualizadas sobre o ENEM, além de dicas de estudos e demais auxílios para que os estudantes possam fazer uma ótima prova.