Como ser Fiscal ENEM 2022: Inscrições, Salários, Vagas e Cargos

Muitas pessoas querem saber como ser fiscal ENEM 2022. Neste post, te explicaremos tudo o que você precisa saber e fazer para ser fiscal nos dias da prova do Exame nacional do Ensino Médio. Siga nos acompanhando e confira todas as informações referentes a como ser fiscal ENEM 2022! 

Como ser fiscal do ENEM 2022
Como ser fiscal do ENEM 2022

Antes de qualquer outra informação, é de suma importância que você saiba mais um pouco sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pensando nisto, elaboramos um tópico para tratarmos deste assunto. Siga nos acompanhando! 

Sobre o ENEM!

O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas. 

Com a nota obtida no ENEM, os estudantes conseguem se inscrever em programas como SISU, PROUNI, FIES, dentre outros. Para isto, é preciso ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Utilizando a nota do ENEM, os estudantes não precisam fazer o vestibular tradicional das universidades privadas, já que elas usam a nota como critério de seleção de seus novos alunos. 

Cabe lembrar que o ENEM é realizado em dois domingos consecutivos e agora pode ser feito no formato manuscrito e ENEM Digital 2022 (em algumas regiões do país). 

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre o ENEM:


Fiscal do ENEM

Assim como já mencionamos neste post, o Exame Nacional do Ensino Médio é feito em dois domingos consecutivos.

Para fiscalizar os participantes do exame, são necessários fiscais em cada sala e até mesmo nos corredores da escola em que estão sendo aplicadas as provas do ENEM 2022

A principal responsabilidade do fiscal é monitorar todo o tempo da aplicação as provas, além de manter a ordem entre os candidatos. 

Muitas pessoas se perguntam como ser fiscal ENEM 2022. Para ocupar este cargo, é preciso demonstrar interesse e realizar a inscrição no site oficial do Inep ENEM 2022. Ao longo deste post explicaremos melhor como funciona todo o processo de inscrição!


O que faz o fiscal do ENEM?

Mas afinal, o que faz o fiscal do ENEM? É de responsabilidade desses profissionais monitorar os participantes, entregar as provas, mostrar as regras aos estudantes, tirar as dúvidas dos candidatos em relação à aplicação da prova e manter o silêncio no ambiente. 

Para isso, há cargos específicos de fiscais do ENEM. Abaixo, confira todos eles:

  • Aplicadores do exame;
  • Fiscais responsáveis pelo monitoramento dos alunos referente ao banheiro;
  • Chefes que ficam nas salas de aulas;
  • Assistente de aplicação;
  • Aplicadores Volantes.

Como ser Fiscal ENEM 2022


Requisitos para ser fiscal do ENEM em 2022

Não é qualquer pessoa que pode ser fiscal do ENEM. Para se inscrever é preciso estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), responsáveis por todas as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Abaixo, confira as regras estabelecidas:

  • É preciso ter concluído o Ensino Médio;
  • Ser um Servidor Público Federal;
  • Não ter nenhuma relação com os procedimentos do ENEM;
  • Não ter participado do ENEM 2021;
  • Ser professor do município ou do estado;
  • O fiscal não pode ter alguém da família inscrito no exame. 

Como ser fiscal do ENEM 2022?

Agora que você já sabe as principais informações sobre este importante cargo, chegou o momento de saber como ser fiscal do ENEM 2022. 

Para ser um fiscal do ENEM nos dias da prova, é preciso se inscrever. Antes disso, é de suma importância ler o edital ENEM 2022, seus anexos e os atos normativos contidos nele. 

Ciente de todas as informações, você já pode se inscrever. Veja a seguir como:

Como ser Fiscal ENEM 2022
  • Selecione a opção que faz referência as inscrições;
  • Preencha os campos em abertos com todos os dados solicitados;
  • Envie seus dados e finalize a inscrição.

Com seus dados enviados, agora basta apenas aguardar por mais informações. Você receberá um e-mail que irá lhe informar se o pedido foi aceito ou não! 

Confira o vídeo abaixo e saiba como ser fiscal do ENEM 2022:


Quanto ganha o fiscal?

Você sabia que os fiscais do ENEM recebem para trabalhar nos dias das provas? 

O valor pago é de R$ 318,00 (trezentos e dezoito reais), que é concedido devido as 12 horas de trabalho.

O pagamento é feito por ordem bancária ou depósito na conta do profissional! 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como ser Fiscal ENEM 2022: Inscrições, Salários, Vagas e Cargos

Roberta Guedes
Especialista na produção de conteúdo voltado para a internet desde 2020, atua como redatora para o portal ENEM 2022 Digital, sempre trazendo informações atualizadas sobre o ENEM, além de dicas de estudos e demais auxílios para que os estudantes possam fazer uma ótima prova.