Cronograma ENEM 2022: Data das Inscrições (Calendário Atualizado)

O INEP é o responsável por divulgar o cronograma ENEM 2022. Através deste calendário os estudantes ficam cientes das datas de cada um dos processos do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste post, confira o cronograma ENEM 2022 atualizado! 

Cronograma ENEM 2022
Cronograma ENEM 2022

Sobre o ENEM 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é uma das principais formas de entrada nas universidades brasileiras. Diversas instituições do ensino superior utilizam a nota do ENEM 2022 para classificar seus candidatos. 

A prova do ENEM é feita anualmente, em dois domingos consecutivos. Com o resultado deste exame, os participantes conseguem garantir uma vaga no curso superior em uma das instituições de interesse, seja ela pública ou privada. 

Atualmente, diversos programas educacionais utilizam a nota do ENEM como critério de seleção. À exemplo disso é o SISU, Prouni, Fies e entre outros. 

Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre a prova ENEM 2022:


Quais são os dias de prova do ENEM?

De acordo com o G1, desde 2017 o ENEM passou a ser feito em dois domingos consecutivos. 

Antigamente, as provas eram feitas em apenas um final de semana, deixando os participantes ainda mais cansados e sem tanta concentração para responder as questões. 

A seguir, confira quais são as provas de cada um dos dias:

  • 1º domingo de prova: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 2º domingo de prova: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.


Cronograma ENEM 2022

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Ele é o principal responsável por estabelecer e divulgar todas as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Através do cronograma ENEM 2022 os estudantes conseguem se organizar melhor e verificar as datas de cada um dos processos do exame, como por exemplo, o período de inscrição, data das provas, data da divulgação dos resultados e muito mais. 

Cronograma ENEM 2022

De modo geral, o cronograma é bem simples. Veja a seguir a ordem de divulgação das datas:

  • Edital – É o primeiro documento divulgado sobre o exame. Nele estão todas as informações necessárias sobre o ENEM 2022;
  • Isenção – É nesta etapa onde os participantes que têm direito solicitam a isenção da taxa de inscrição.
  • Inscrição e pagamento – Esse é o processo mais importante. Nesta etapa os estudantes vão se inscrever no exame e efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
  • Cartão de confirmação – Na página do participante é possível verificar e imprimir o cartão de confirmação. É neste documento onde estão todas as informações sobre o local de e horário de prova;
  • Prova É o dia oficial que começa o exame;
  • Gabarito – Dias após a prova, o Inep divulga o gabarito com as respostas das questões;
  • Resultado – É o dia oficial que é publicado o resultado das provas de cada participante. 

É importante lembrar que cada uma dessas etapas tem uma data para acontecer. Essas datas são divulgadas através do cronograma ENEM 2022! 


Datas do ENEM 2022

Através do cronograma do ENEM 2022 é possível conferir todas as datas dos processos do exame, como por exemplo, o período de inscrições ENEM 2022, datas das provas, resultados e muito mais. 

Acontece que até o fechamento deste post o Inep ainda não havia divulgado o cronograma ENEM 2022. Mas para que você entenda como funciona, trouxemos a seguir o cronograma da última edição do exame. Confira:

  • Inscrições: 30/6 a 14/7;
  • Pagamento da inscrição: até 19/7;
  • Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7;
  • Provas: 21 e 28/11.

Fonte: G1

Cronograma ENEM 2022

*Assim que divulgado o cronograma ENEM 2022, voltaremos a atualizar este post! 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Cronograma ENEM 2022: Data das Inscrições (Calendário Atualizado)

Roberta Guedes
Especialista na produção de conteúdo voltado para a internet desde 2020, atua como redatora para o portal ENEM 2022 Digital, sempre trazendo informações atualizadas sobre o ENEM, além de dicas de estudos e demais auxílios para que os estudantes possam fazer uma ótima prova.