Muitas pessoas querem saber como ser fiscal ENEM 2022. Neste post, te explicaremos tudo o que você precisa saber e fazer para ser fiscal nos dias da prova do Exame nacional do Ensino Médio. Siga nos acompanhando e confira todas as informações referentes a como ser fiscal ENEM 2022!
Antes de qualquer outra informação, é de suma importância que você saiba mais um pouco sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pensando nisto, elaboramos um tópico para tratarmos deste assunto. Siga nos acompanhando!
GUIA DE CONTEÚDO
Sobre o ENEM!
O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas.
Com a nota obtida no ENEM, os estudantes conseguem se inscrever em programas como SISU, PROUNI, FIES, dentre outros. Para isto, é preciso ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.
Utilizando a nota do ENEM, os estudantes não precisam fazer o vestibular tradicional das universidades privadas, já que elas usam a nota como critério de seleção de seus novos alunos.
Cabe lembrar que o ENEM é realizado em dois domingos consecutivos e agora pode ser feito no formato manuscrito e ENEM Digital 2022 (em algumas regiões do país).
Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre o ENEM:
Fiscal do ENEM
Assim como já mencionamos neste post, o Exame Nacional do Ensino Médio é feito em dois domingos consecutivos.
Para fiscalizar os participantes do exame, são necessários fiscais em cada sala e até mesmo nos corredores da escola em que estão sendo aplicadas as provas do ENEM 2022.
A principal responsabilidade do fiscal é monitorar todo o tempo da aplicação as provas, além de manter a ordem entre os candidatos.
Muitas pessoas se perguntam como ser fiscal ENEM 2022. Para ocupar este cargo, é preciso demonstrar interesse e realizar a inscrição no site oficial do Inep ENEM 2022. Ao longo deste post explicaremos melhor como funciona todo o processo de inscrição!
Mas se você perdeu o prazo, não se preocupe. Descubra agora como ser fiscal no ENEM 2023.
O que faz o fiscal do ENEM?
Mas afinal, o que faz o fiscal do ENEM? É de responsabilidade desses profissionais monitorar os participantes, entregar as provas, mostrar as regras aos estudantes, tirar as dúvidas dos candidatos em relação à aplicação da prova e manter o silêncio no ambiente.
Para isso, há cargos específicos de fiscais do ENEM. Abaixo, confira todos eles:
- Aplicadores do exame;
- Fiscais responsáveis pelo monitoramento dos alunos referente ao banheiro;
- Chefes que ficam nas salas de aulas;
- Assistente de aplicação;
- Aplicadores Volantes.
Requisitos para ser fiscal do ENEM em 2022
Não é qualquer pessoa que pode ser fiscal do ENEM. Para se inscrever é preciso estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), responsáveis por todas as etapas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Abaixo, confira as regras estabelecidas:
- É preciso ter concluído o Ensino Médio;
- Ser um Servidor Público Federal;
- Não ter nenhuma relação com os procedimentos do ENEM;
- Não ter participado do ENEM 2021;
- Ser professor do município ou do estado;
- O fiscal não pode ter alguém da família inscrito no exame.
Como ser fiscal do ENEM 2022?
Agora que você já sabe as principais informações sobre este importante cargo, chegou o momento de saber como ser fiscal do ENEM 2022.
Para ser um fiscal do ENEM nos dias da prova, é preciso se inscrever. Antes disso, é de suma importância ler o edital ENEM 2022, seus anexos e os atos normativos contidos nele.
Ciente de todas as informações, você já pode se inscrever. Veja a seguir como:
- Vá até o site oficial do Inep;
- Selecione a opção que faz referência as inscrições;
- Preencha os campos em abertos com todos os dados solicitados;
- Envie seus dados e finalize a inscrição.
Com seus dados enviados, agora basta apenas aguardar por mais informações. Você receberá um e-mail que irá lhe informar se o pedido foi aceito ou não!
Confira o vídeo abaixo e saiba como ser fiscal do ENEM 2022:
Quanto ganha o fiscal do ENEM?
O valor é de R$ 30,00/hora. O mesmo valor pago aos servidores públicos do Poder Executivo Federal.
Por fim, o pagamento é feito por ordem bancária ou depósito em conta!