Inscrições ENEM 2022: Como se Inscrever? Datas, Regras e Edital

As inscrições ENEM 2022 é o primeiro passo a ser feito para participar do Exame Nacional do Ensino Médio e, assim, posteriormente concorrer as vagas de programas educacionais como o SISU. Neste artigo, saiba todas as informações referentes as inscrições ENEM 2022! 

Inscrições ENEM 2022
Inscrições ENEM 2022

O que é ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova de extrema importância para aqueles que desejam ingressar no ensino superior.

Hoje em dia, muitas universidades brasileiras, tanto pública como particular utilizam a nota do ENEM 2022 para avaliar seus possíveis novos alunos. 

O ENEM é feito anualmente pelos estudantes brasileiros. Com a nota deste exame, os estudantes conseguem se inscrever em programas como o SISU e, assim, concorrer as vagas totalmente gratuitas das universidades públicas do país. 

Desde 2017 este exame passou a ser feito em dois domingos consecutivos. O objetivo é dar uma pausa nas provas para que os candidatos possam descansar a mente e fazer uma prova mais tranquila.

No primeiro domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação.

No segundo e último, são provas de ciências da natureza e suas tecnologias além de matemática e suas tecnologias. 

Confira o vídeo abaixo e saiba como funciona o ENEM 2022:


Quem pode se inscrever no ENEM?

Assim como todos os programas criados pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC), para participar das inscrições ENEM 2022 é preciso se encaixar nas regras estabelecidas pelos mesmos. 

De maneira geral, qualquer pessoa que esteja no ensino médio ou já tenha concluído essa etapa pode prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. 

No entanto, há casos especiais que exigem algum tipo de atendimento específico ou especializado durante as provas. Nesses casos, é preciso se atentar aos documentos exigidos e solicitar o atendimento no ato da inscrição. 

A seguir, confira quem pode se inscrever no ENEM 2022:

  • Pessoas que estão no Ensino Médio ou que já concluíram esse grau de formação;
  • Apenas aqueles que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição, com exceção daqueles que tenham direito a isenção desse valor;
  • Nos dias das provas, é preciso ter em mãos, documentos como o RG e CPF.

Como funcionam as inscrições ENEM 2022?

Todo o processo de inscrição é feito de forma on-line, através do site oficial do Inep. 

Durante o processo de inscrição, os candidatos devem preencher um formulário com todos os dados solicitados pelo sistema, como por exemplo, nome, endereço, e-mail, telefone, data de nascimento e entre tantos outros. 

Após o preenchimento do formulário, os candidatos precisam enviá-lo e imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição. Para quem tem direito, a solicitação da isenção desse valor deve ser feita após a inscrição! 


Passo a passo das inscrições ENEM 2022

Para que você entenda melhor como funcionam as inscrições ENEM 2022, elaboramos um simples passo a passo. Confira:

  • Acesse o site oficial do Enem/Inep → Clicando aqui;
  • Selecione a opção “Página do participante”;
  • Faça login no site ou cadastre-se;

  • Preencha o formulário com todos os dados solicitados;
  • Imprima o boleto para pagamento da taxa de inscrição e finalize o procedimento.

Confira o vídeo abaixo e saiba como se inscrever no ENEM 2022:

Qual o valor da taxa de inscrição do ENEM 2022?

Na última edição do ENEM , os candidatos pagaram uma taxa no valor de R$85,00. Para as inscrições ENEM 2022, esse valor deverá sofrer reajustes. 


Inscrições ENEM 2022 digital 

A prova digital do Enem foi feita pela primeira vez em 2021, sendo do Enem 2020.

Ela é a versão informatizada do exame. Ou seja, em vez de resolver a prova no papel, todos os candidatos lerão e responderão às questões diretamente no computador. 

De acordo com o G1.com, a previsão do MEC é que as provas do Enem sejam 100% digital até 2026. “Já em 2021 vamos ampliar a oferta, para mais pessoas fazerem o ENEM digital”, afirmou o presidente do Ministério da Educação, Lopes. 

Até lá, será feita uma transição gradual entre o modelo tradicional e o formato digital. 

Inscrições ENEM 2022

Mas a pergunta que não quer calar é: como funcionam as inscrições ENEM 2022 digital?

A inscrição para esse formato digital é do mesmo modo da inscrição do formato tradicional. É no ato da inscrição que o candidato escolher como deseja fazer a prova. 

Neste primeiro ano do Enem Digital 2022, o INEP disponibilizou 100 mil vagas para a versão digital.

Confira a seguir mais informações sobre:


Cronograma do ENEM 2022

O cronograma do ENEM 2022 ainda não foi divulgado pelo INEP e nem pelo Ministério da Educação (MEC). Assim que disponibilizado, voltaremos a atualizar este post. 

Enquanto isso, confira a seguir as datas do ENEM 2022:

  • Inscrições: 30/6 a 14/7;
  • Pagamento da inscrição: até 19/7;
  • Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7;
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7;
  • Provas: 21 e 28/11.

Por enquanto que o calendário ENEM 2022 não foi liberado, fique com o calendário do ano anterior e assim que as novas datas forem liberadas, nós iremos lhe atualizar.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média: 4.78
Total de Votos: 209

Inscrições ENEM 2022: Como se Inscrever? Datas, Regras e Edital

Roberta Guedes
Especialista na produção de conteúdo voltado para a internet desde 2020, atua como redatora para o portal ENEM 2022 Digital, sempre trazendo informações atualizadas sobre o ENEM, além de dicas de estudos e demais auxílios para que os estudantes possam fazer uma ótima prova.