Isenção do ENEM 2022: Quem Tem Direito e Como Solicitar

Os alunos que não podem pagar a inscrição, poderão pedir pela isenção do ENEM 2022 tudo isso sem sair de casa através da internet. Mas é importante conhecer bem o passo a passo, além de saber quem de fato pode ou não pedir esse benefício. Aprenda aqui como pedir isenção do ENEM 2022!

Isenção do ENEM 2022
Isenção do ENEM 2022

Isenção do ENEM

Fazer o ENEM dará ao jovem a oportunidade de viver uma vida acadêmica em um curso de ensino superior, pois, a nota do exame servirá para concorrer à vagas em universidades. Mas infelizmente algumas pessoas não têm condições de pagar sua inscrição, por isso solicitam a isenção do ENEM 2022.

A solicitação da isenção acontece de forma online, porém, não são todas as pessoas que podem pedir esse recurso. Existem regras instituídas pelo MEC selecionando quem pode e quem não pode pedir isenção.

Quando pedir isenção?

Existe um cronograma ENEM 2022 com cada etapa do exame, mas para pedir isenção, é preciso conferir a data que o pedido é liberado.

Dia 06 de Abril começa o período de pedido de isenção finalizando no dia 17 do mesmo mês.

Fonte: Portal INEP


Quem tem direito a isenção do ENEM 2022?

Se deseja pedir o benefício, veja quem tem direito a isenção do ENEM 2022! Poderá solicitar os seguintes perfis de estudantes:

  •  Lei Federal nº 12.799/2013: Caso seja uma pessoa que tem o perfil descrito na Lei, poderá pedir isenção. Como bolsista integral de escola particular, a renda familiar mensal por pessoa não deve ultrapassar de até 1,5 salário mínimo;

  • Terceiro ano do ensino médio de escola pública: O aluno que tem esse perfil, poderá informar ao sistema sua condição de estudante. Nesse caso o sistema irá conceder isenção automática;
  • Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): Quem estiver inscrito no CadÚnico são amparados de acordo com o Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção de acordo com a renda familiar.

Esperamos ter te ajudado com essas informações, assim você saberá exatamente quem pode ou não pedir isenção no ENEM 2022.

Entenda mais sobre o assunto assistindo ao vídeo logo abaixo:


Solicitação da isenção do Exame Nacional do Ensino Médio

Cadastrado no portal Gov.br o aluno poderá solicitar isenção do ENEM 2022, sabendo que todo processo é online.

A solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição ENEM 2022, é uma maneira do INEP ajudar alunos de baixa renda.

Isenção do ENEM 2022

Como é sua internet? Se for lenta o processo vai dar trabalho, porque o site vai falhar e a inscrição não conseguirá ser concluída. Mas se sua conexão for veloz, rapidamente o pedido poderá ser feito.

Passo a passo da solicitação de isenção ENEM

Antes de ver o passo a passo entenda que o acesso só poderá acontecer no Portal do Participante o que anula qualquer opção extra.

Portal do Participante ENEM
  • Quando disponível, clique na opção “Isenção” e informe os números do seu CPF;

  • Acione a opção “Li e Concordo” e vá preenchendo os dados e clicando na opção “Próximo”;

  • Finalize.

Não tem mistério algum, o processo é bem simples e poderá ser realizado em casa. Com a ajuda da internet tudo fica mais fácil, sem atrapalhar as suas atividades.

O pedido de isenção é gratuito e realizado no portal oficial do Inep ENEM 2022, para não perder a oportunidade fique atento ao cronograma. Pois, lá estão as datas de cada etapa do ENEM, se tiver o perfil exigido a isenção será sua.

Atenção: Em casos de dúvidas ou problemas na isenção, ligue para o telefone do INEP (0800 616161). A ligação é gratuita!

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Isenção do ENEM 2022: Quem Tem Direito e Como Solicitar

Roberta Guedes
Especialista na produção de conteúdo voltado para a internet desde 2020, atua como redatora para o portal ENEM 2022 Digital, sempre trazendo informações atualizadas sobre o ENEM, além de dicas de estudos e demais auxílios para que os estudantes possam fazer uma ótima prova.