Boleto ENEM 2022: Emissão e 2ª Via do Boleto de Pagamento ENEM

Como já deve ser do seu conhecimento, para garantir sua participação na prova do Exame Nacional do Ensino Médio é necessário pagar o boleto ENEM 2022. Neste post, saiba como emitir o boleto ENEM 2022, onde pagá-lo e ainda mais informações referentes ao documento. Siga nos acompanhando! 

Boleto ENEM 2022

Antes de qualquer outra informação, é de suma importância que você saiba mais um pouco sobre o ENEM 2022. Pensando nisto, trouxemos no tópico abaixo mais informações sobre! 

Sobre o ENEM! 

O Exame Nacional do Ensino Médio é aplicado todos os anos pelo Inep ENEM 2022 e Ministério da Educação (MEC).

Através do Enem os estudantes brasileiros conseguem ingressar na universidade pública, por meio de programas educacionais como o Sisu e Prouni, ou em faculdades privadas, utilizando a nota obtida, não sendo necessário fazer o vestibular tradicional. 

O ENEM de 2022 acontecerá em dois domingos consecutivos, assim como a edição anterior. Além disso, será feito no formato impresso e digital (nas regiões que já aderiram ao modelo). 

 Para fazer o exame, é necessário que o estudante pague a taxa de inscrição ENEM 2022 emitindo o boleto do ENEM 2022. No entanto, como toda regra tem uma exceção, há casos de isenção do pagamento desta taxa.

Saiba mais ao longo deste post! 


Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

O Inep garante a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Enem, mesmo que o candidato não tenha feito o pedido formal. 

Essa regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para aqueles que escolherem o Enem digital. 

Abaixo, veja quem tem direito a isenção do ENEM 2022 e não precisam emitir o boleto ENEM 2022:

  • Estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio em escola da rede pública de ensino;
  • Pessoas que concluíram o Ensino Médio em escola da Rede Pública ou na situação de bolsista integral na rede privada. Para esses casos, é preciso comprovar renda menor que 1,5 salário mínimo;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido. Para esses casos, é preciso comprovar renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


Boleto ENEM 2022

Quem vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio este ano, mas não tem direito a isenção, deverá pagar emitir o boleto ENEM e consequentemente pagar a taxa depois de ter participado das inscrições ENEM 2022

Na última edição do Enem, os participantes pagaram R$ 85,00 para participarem do Enem. O boleto ENEM 2022 poderá sofrer reajustes no valor, mas, até o momento isso não aconteceu! 

Atenção: É de extrema importância lembrar que caso o pagamento do boleto do ENEM 2022 não seja confirmado, o candidato não poderá fazer a prova. 

Em 2021, o prazo para pagamento foi de 11 de maio a 10 de junho. Em breve voltaremos a informar o prazo do ENEM 2022!


Como emitir a 2ª via do boleto ENEM 2022?

Após finalizar a inscrição na página do participante ENEM 2022, o estudante deverá gerar a GRU (Guia de Recebimento da União) ou boleto ENEM 2022. Para isso, basta apenas seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique em “Página do participante”;
  • Informe o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição;
  • Agora clique na opção “Acompanhar inscrição”;
  • Será aberta uma nova janela, onde você deverá clicar em “Gerar 2ª via GRU”;
  • Para finalizar, clique na opção para imprimir o boleto.

Confira o vídeo abaixo e saiba como emitir o boleto ENEM:


Onde pagar o boleto ENEM 2022?

Com o boleto ENEM 2022, você poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer banco ou correspondentes bancários (casas lotéricas e agências dos Correios)

Fique atento (a) ao prazo!

Sair da versão mobile