ENEM 2022 Cancelado? Como MEC e Inep estão lidando com o exame?
Estudantes do Brasil inteiro que desejam realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio estão apreensivos e sem saber o rumo do ENEM. Será que o ENEM 2022 cancelado? Saiba neste post mais informações referentes ao ENEM 2022 cancelado e como o MEC e Inep estão lidando com o exame!
GUIA DE CONTEÚDO
Sobre o ENEM 2022!
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é um exame realizado todos os anos. Porém, devido à pandemia da Covid-19 as edições acabaram sendo suspensas ou adiadas.
A edição do ENEM 2020, por exemplo, só veio a ser realizada em 2021. De modo geral, a aplicação das provas continuaram no mesmo formato: em dois dias consecutivos, sendo questões objetivas + redação ENEM 2022.
No entanto, os cuidados precisaram ser redobrados. Todos os candidatos precisaram estar de máscara e manter o distanciamento social.
Para o ENEM 2022, espera-se que tudo continue do mesmo jeito. Assim como nos outros anos, oENEM 2022 será realizado no formato digital e impresso, e em dois dias consecutivos.
O ENEM 2022 foi cancelado?
Por conta da pandemia da Covid-19, muitos exames precisaram ser adiados ou até mesmo cancelados. Concursos, vestibulares e até mesmo o ENEM foi suspenso em 2020.
Em 2021, tudo começou a ser retornado e os estudantes conseguiram ter mais um novo rumo em relação à vida profissional.
O ENEM 2022 cancelado ainda não é previsto pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Inep ENEM 2022. De acordo com fontes seguras, o Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá normalmente em 2022, no entanto, com as devidas precauções como o uso de máscara e o distanciamento social.
Caso algo seja alterado, voltaremos a atualizar este artigo com novas informações sobre. Sendo assim, fique atento (a) a este site, pois muito em breve traremos novas informações sobre o ENEM de 2022!
Os prejuízos da incerteza
Sabemos que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um exame de extrema importância para os estudantes brasileiros.
Realizado anualmente, o ENEM conta com milhares de inscritos em suas edições. Ele é uma das principais formas de entrada no ensino superior, principalmente no público. No entanto, a nota obtida neste exame também pode ser utilizada em faculdades privadas.
Assim como já mencionamos neste artigo, devido à pandemia da Covid-19, muitos exames, concursos e vestibulares tiveram que ser suspensos. Com isso, muitos estudantes ficaram sem rumo.
✓ Veja mais informações sobre o futuro de ENEM:
Estudantes do Brasil inteiro, que têm o ENEM como principal porta de entrada para as universidades, ficaram apreensivos. No entanto, o ENEM já voltou a ser aplicado novamente.
Porém, ainda há uma incerteza se o ENEM 2022 será mesmo realizado. O diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante de Campinas (SP), Antunes Rafael, afirma que a falta de informações claras e o possível adiamento das edições do Enem compromete o planejamento dos educadores e alunos.
“Isso é bastante prejudicial porque os materiais didáticos não foram pensados para um trabalho estendido e sim programados para nove meses de revisão teórica e aplicação”, disse Antunes Rafael.
Fonte: Guia do Estudante
Mudanças do ENEM 2022
Todos os anos, novas alterações são feitas nas etapas ou aplicações da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Por conta do novo Coronavírus, mudanças foram feitas e todos os estudantes assim como os aplicadores das provas precisam estar com máscara e respeitar o distanciamento social.
Mas não foram apenas essas mudanças. Veja a seguir as principais alterações feitas do ENEM ao longo dos últimos anos:
- Provas passaram a ser realizadas em dois domingos consecutivos;
- Provas realizadas no formato digital e impresso;
- Cadernos de provas personalizados;
- Remarcação de prova;
- Uso de máscara obrigatório;
- Distanciamento social obrigatório.